Jogos para estimular o raciocínio!

Você sabia? Os jogos são uma ferramenta extraordinária para estimular o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Sim, os jogos de raciocínio configuram e organizam espaços em nós. Como jogadores, atuamos colocando em prática, e portanto, desenvolvendo uma série de habilidades tanto cognitiva, como socioemocionais.

Agora é hora do nosso 5° e último passo! Nessa incrível série, de posts para te ajudar a se aproximar da matemática.
Garanto que esse passo é o mais legal! Se você perdeu alguma dica, confira: Dica 1, Dica 2, Dica 3 e Dica 4.

Bem como, você sabe, a metodologia do Programa MenteInovadora utiliza os jogos. Eles auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Aproveite esses mesmos jogos para ajudá-lo na matemática.

Dessa forma, as regras do jogo delimitam e regulam ações que ocorrem dentro do nosso universo. Enquanto simulamos aspectos presentes em nosso dia a dia. Possibilita também a transcendência. Por exemplo, o que foi vivido no jogo, você poderá aplicar essas aprendizagens em outras situações da vida.

Vamos praticar?

Confira três dos jogos do Programa MenteInovadora. Além de se divertir, eles podem te ajudar a aprender matemática:

Hora do Rush – O tabuleiro possui seis colunas e seis linhas. Dessa forma, você precisa encontrar o caminho para tirar o carro vermelho pela saída. Faça isso no menor número possível de movimentos. Além disso, as cartas que acompanham o jogo propõem configurações de trânsito que são problemas matemáticos.
The New York Times, certa vez, se referiu ao Hora do Rush como o “jogo de tabuleiro para procurar algoritmos”.

Mancala – Jogado sempre em duplas. Este jogo africano milenar, tem como objetivo conquistar todas as sementes do adversário. Ou seja, para conseguir esse feito, o jogador muitas vezes precisa entregar algumas de suas próprias sementes. É um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico.

Gamão – Organize os dados e comece! Esse é o jogo em que a vitória depende muito mais da estratégia, raciocínio e da matemática do que da sorte. Isso porque a corrida ao longo do tabuleiro não é um simples deslocar de peças. É preciso fazer contas e adotar diferentes estratégias a cada pontuação obtida nos dados.

Espero que você se divirta muito, e claro, aprenda ainda mais.

Ou seja, se você já possui acesso ao Mindzup, convide seu amigo para uma partida agora mesmo.

Bom jogo!

Ps.: Compartilhe conosco seus momentos de jogo em nosso perfil @mindzup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu