Viva a magia das férias!

Conciliar a agenda de toda a família durante o ano letivo requer muita disciplina e dedicação. Escola, atividades extra-curriculares, consultas médicas, encontros com amigos, reuniões de trabalho dos pais… Tudo precisa se encaixar perfeitamente para que todos possam cumprir os compromissos. É tanta correria que, quando chegam as férias, não é raro se deparar com uma certa sensação de vazio… O que eu faço agora?

É saudável que seja assim. O tempo extra que ganhamos nas férias é importante para recuperar as energias enquanto o cérebro processa todas as informações acumuladas ao longo do ano. O que não significa que as férias sejam momentos de tédio, em que não se aprende nada. Por isso, listamos a seguir mais 10 dicas incríveis para que viva a magia das férias!

Crie um Telejornal

Dica 7

Primeiramente monte um estúdio com caixas de papelão, crie o figurino com gravatas e paletós dos papais, monte uma câmera no tripé e coloque todos para participar e apresentar o Telejornal das Férias, com notícias sobre as brincadeiras do dia.

Brinque com Jogos de Tabuleiro

Dica 8

Os jogos são grandes oportunidades para desenvolver noções de planejamento, pensamento estratégico, além de criar situações em que terão de lidar com frustrações, com o inesperado e com a adversidade. As opções são infinitas, de jogos para dois até partidas entre muitos participantes. Reserve algum tempo para essa brincadeira.

Desmonte aparelhos velhos

Dica 9

Utensílios eletrônicos que caíram em desuso, mas continuam ocupando espaço no quarto de despejos, podem ser ótimos laboratórios para se divertirem com ferramentas de adultos. Converse com seus pais para ver o que desmontar para descobrir o que existe do lado de dentro.

Faça uma Corrida de Obstáculos

Dica 10

Pode ser dentro de casa, ou no quintal. Use sua imaginação para inventar um circuito cheio de desafios que terão de superar. Vale criar “pedras” numa “piscina de lava vulcânica”, túneis escuros que para que rastejem dentro “pelo centro da terra”, cordas sobre as quais devem caminhar “sem cair no precipício”… Quanto maior o circuito, mais divertida fica a brincadeira.

A Força do Companheirismo…

Uma coisa que você não deve perder de vista é que as férias oferecem uma oportunidade para você se aproximar ainda mais da sua família, amigos que, no restante do ano, por conta de todos os compromissos e correrias da vida, você muitas vezes, não consegue ver. Por isso, tente programar pelo menos uma destas brincadeiras com eles:

Acampe com as Crianças

Dica 11

Se puder ir para um local de acampamento mesmo, é perfeito. Mas se isso não for possível, tente acampar no quintal de casa mesmo. O importante é aprender a armar a barraca, a mantê-la limpa e livre dos pernilongos, a montar uma fogueira e a proteger a comida e os utensílios dos insetos. Não se esqueça de reservar algum tempo, antes de dormir, para que vocês fiquem deitados observando o céu estrelado.

Faça Bolhas de Sabão

Dica 12

Existem receitas na internet para você criar aros trançados de variados tamanhos que vão lhe render bolhas de sabão gigantescas e divertidíssimas!

Faça Carimbos com Mangueira

Dica 13

Num dia bem quente, deitem no chão fazendo poses engraçadas e, com um mangueira, jogue água sobre vocês. Quando se levantarem, poderão ver o desenho do corpo impresso no chão. Acredite, vocês vão pedir para repetir muitas e muitas vezes!

Caminhe sobre Diferentes Texturas

Dica 14

Esta é uma brincadeira que estreita a relações de confiança. A ideia é simples: dar folga para os pés descalços e passar a tarefa de sentir texturas. Para isso, você vai precisar de 10 bacias cheias com diferentes materiais. Podem ser pedras, areia, grãos de arroz, gelo, barro, gelatina, maisena diluída em água… Tente alternar substâncias quentes e frias, rígidas e maleáveis. Depois, vende os olhos de uma pessoa e leve-o para passear sobre o caminho de bacias.

Faça uma Trilha com um Piquenique

Dica 15

Escolha um parque bem gostoso, leve todos os seus equipamentos: mochilas, bonés, protetores solares, repelentes, bússolas, mapas, garrafas de água e comidinhas e saia para um dia de caminhada.

Apresente uma Brincadeira do seu Tempo de Criança

Dica 16

Pergunte aos seus pais, como eles se divertiam no seu tempo de criança? Escolha uma brincadeira e passe um tempo brincando com seus amigos e familiares.

Boas Férias!

Com essas dicas, você está pronto para se divertir. Desejamos a todos boas férias. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu