5 dicas para vencer a maratona do vestibular
O ano do vestibular é um dos mais difíceis na vida de qualquer um. Saber disso é fundamental para que você não se cobre além da conta. Mas também é importante saber que, com organização e perseverança, você pode alcançar seu objetivo: a vaga na universidade. Por onde começar? Siga nossas dicas:
1. Aprenda a escolher
Um dos fatores que mais atrapalham a preparação para o vestibular é a falta de tempo para estudar. Ok, você leva uma vida bacana com aulas de línguas, de guitarra, de artes marciais e ainda pratica natação e vôlei no clube? Chegou a hora de eleger prioridades. Não é necessário abandonar tudo, mas é importante abrir espaço na agenda para os estudos. Então escolha aquilo de que não pode abrir mão (eu sugiro manter o Inglês e uma prática de esporte), e reserve o restante para os estudos.
Quer mais dicas de como organizar seu tempo? Confira este nosso outro post.
2. Organize seu dia
Em geral essa palavrinha é vista como sinônimo de chatice, mas neste momento da vida, ter uma ROTINA é fundamental. Ela vai ajudá-lo a aumentar a qualidade do seu estudo.
Determine horários para dormir, acordar, comer, estudar, ver televisão, ler, cuidar de si próprio e para se divertir (sim, isso é importante também!).
Tente programar entre 3 e 4 horas de estudos por dia e, nesses momentos, concentre-se de verdade. Dormindo uma quantidade saudável de horas e se alimentando bem, sua disposição para aprender aumenta muito.
3. Motive-se
Um plano de estudos é uma ferramenta muito importante não só para organizar seu dia, mas também para ajudá-lo a se motivar. Ao determinar metas de estudo e cumpri-las, sua autoestima aumenta.
Um bom plano de estudos envolve um calendário com as datas das provas e vestibulares mais importantes, uma lista de conteúdos a serem cobertos e estratégias para tirar dúvidas e melhorar o rendimento.
Quer aprender a montar um plano de estudos? Confira neste outro post do nosso blog.
4. Enfrente as dificuldades
Todo mundo tem sua disciplina mais odiada. Isso não é um problema, desde que você reconheça sua limitação e se esforce ainda mais no estudo dessa matéria.
Sim, a disciplina que você odeia vai ser sua principal companheira ao longo deste ano.
Para superar as dificuldades, você pode contar com a ajuda de colegas que são feras no assunto. Organize grupos de estudos com eles. E também certifique-se de aproveitar ao máximo os professores para tirar todas as dúvidas do conteúdo, por menores que pareçam.
5. Pratique
Simulados, provas antigas do Enem e de vestibulares, resolução das questões mais difíceis… Tudo isso é importante para que você possa testar na prática os resultados do esforço da sua rotina de estudos, além de se acostumar com a dinâmica das provas.
A melhor plataforma para praticar é o Mindzup, onde você faz avaliações, simulados do ENEM, e ainda pode testar seus conhecimentos nas Missões Diárias que trazem 4 questões oficiais do ENEM. E o seu desempenho e evolução podem ser consultados a qualquer hora.
Com essas dicas, você tem um bom ponto de partida para iniciar seus estudos. Não espere mais, comece já a montar o seu plano de voo. E não deixe de acompanhar nosso blog: ele ainda trará muitas outras dicas valiosas ao longo deste ano.