6 dicas para estudar os livros pedidos nos vestibulares

As obras literárias pedidas pelos vestibulares costumam figurar no top 3 entre as maiores causas de estresse para quem se prepara para o processo seletivo. Afinal, a carga de estudos já é imensa e você ainda precisa encontrar tempo para ler todos aqueles livros! Sim, não existe plano B: se quiser garantir boas notas, vai precisar ler e, principalmente, entender os textos que estão sendo pedidos nos vestibulares.

Como fazer isso sem enlouquecer? Bem, o primeiro passo é encarar esse estágio da sua preparação como um momento de prazer. Os livros pedidos, em geral, são muito bons. E se você abrir sua cabeça e seu coração para encará-los como diversão, o fardo se torna mais leve.

Não basta apenas se divertir, porém. É preciso aprender com os livros. Confira as dicas que preparamos para ajudá-lo a tirar proveito máximo da leitura.

1.      Pesquise sobre a obra

O ponto de partida, antes de iniciar a primeira página do livro, deve ser uma pesquisa sobre o autor e a obra que você vai ler. O contexto em que vivia o escritor, o cenário político e social da época e as motivações que o levaram a escrever são informações fundamentais para você entender por que aquela obra está sendo pedida no vestibular. Esse conhecimento prévio vai ajudar a direcionar o seu olhar, durante a leitura, para os aspectos fundamentais da obra.

2.       Estude os movimentos literários

Na pesquisa da primeira dica, você já deve ter identificado o movimento literário a que pertence a obra. Estude esse movimento, a época em que ele se estabeleceu, as principais características que o definem e os autores que mais se destacaram dentro dessa corrente literária. De posse dessas informações, procure identificar, ao longo da leitura, as características do movimento que estão presentes no livro. Destaque passagens marcantes e construções típicas. Lembre-se de sublinhar essas passagens e fazer anotações com suas impressões. Elas serão muito úteis para os seus estudos na dica que vem a seguir.

3.       Faça fichamentos dos livros

Os fichamentos são muito importantes. Como a lista de obras é grande (só a Fuvest e a Unicamp juntas pedem 21 livros para o vestibular de 2020, por exemplo), você não pode deixar para ler tudo nas últimas semanas. Os fichamentos, então, serão seus grandes aliados na hora de retomar o que você observou em cada livro. Nos fichamentos devem constar os nomes dos principais personagens, um breve resumo da trama, por que ela ganhou importância, o movimento literário no qual ela se enquadra, o contexto em que foi escrita e um breve resumo da trajetória do autor.

4.       Estabeleça relações com o passado e com o presente

Identifique outros livros e autores contemporâneos à obra que você está lendo. Entender como outros escritores dialogavam com as questões presentes naquele mesmo contexto pode enriquecer a sua compreensão da obra e melhorar suas respostas na prova. Comparações dessa natureza demonstram, aos avaliadores que corrigem as provas, que você realmente se aprofundou no estudo da obra e não se limitou, apenas, a ler o livro. Fique atento, também, a possíveis relações que possam ser traçadas com os dias de hoje.

5.       Inspire-se em outras fontes

Adaptações para o teatro e o cinema, resumos da obra, troca de ideias com colegas que também estão lendo os mesmos livros, participação em clubes de leitura, virtuais ou presenciais, são sempre válidos. Embora não devam, em hipótese alguma, substituir a leitura do livro, esses recursos podem ajudar você a enxergar recortes diferentes da obra e a ampliar seus pontos de vista sobre o texto e o autor.

6.       Aprenda com as provas antigas

Entender o que as questões de literatura costumam cobrar a respeito das obras é um bom caminho para guiar o seu olhar durante a leitura. Em geral, a maioria dos livros pedidos se repete ao longo dos anos, com algumas variações. Para 2020, por exemplo, a Fuvest substituiu apenas 3 obras em sua lista de leitura. As outras 6 já estavam lá em 2019.

Agora que você já sabe como tirar maior proveito dos seus livros, divirta-se!

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu