Como exorcizar os fantasmas do vestibular

Sentir alguns medos é natural. Aprenda a enfrentá-los e evite que eles atrapalhem seus estudos

Você está se preparando para provas decisivas e, de repente, bate aquela insegurança. Será que vai dar tempo de estudar tudo? E se você falhar na redação? As questões de exatas são muito difíceis? E se ficar doente e perder a prova? Ou pior, se não for aprovado?

Fantasmas como esses assombram muita gente que está se preparando para o Vestibular e o Enem. Eles podem ser gerados pela ansiedade, um dos estados emocionais mais comuns nessa fase (saiba aqui como lidar com ela). O importante é saber exorcizá-los para que eles não transformem seu quarto de estudos numa mansão mal-assombrada. Confira nossas dicas para lidar com os 5 medos mais comuns.

1.      Redação

A redação é um componente importante das provas do Enem e da maioria dos vestibulares. E um candidato precisa ser capaz de escrever sobre qualquer assunto. O remédio mais eficiente para este fantasma é praticar. Quanto mais você treina, melhores ficam a sua capacidade de argumentação e a qualidade da sua escrita. Leia jornais e revistas, notícias na Internet, assista a filmes e documentários e escolha temas que estão na mídia para usar como base para textos argumentativos. Quer dicas práticas sobre como fazer redações matadoras? Confira nossos posts sobre esse tema:

2.      Questões de exatas

Sim, as questões de exatas são motivo de muita insegurança para a maioria dos estudantes. Aqui, além de estudar muito, uma boa dica é fazer provas anteriores, tanto do Enem quanto dos vestibulares que você pretende prestar. Esse caminho ajuda a entender o perfil de cada prova e a calcular o tempo necessário para as respostas. Dominar as fórmulas também é essencial para melhorar a sua performance. Clique aqui para conhecer 5 dicas para memorizá-las.

Outro bom antídoto para afastar esse fantasma são os simulados. Na plataforma Mindzup você pode praticar com as missões diárias que trazem questões das várias áreas do conhecimento.

3.      Tempo escasso

A carga de conteúdos que você precisa estudar é realmente grande. E só há uma maneira de enquadrá-la no tempo que resta: planejamento. Determine o seu objetivo, crie os passos necessários para atingi-lo e mantenha-se fiel ao cronograma. Tudo isso é possível se você criar um bom plano de estudos e aprender a gerenciar melhor o seu tempo. Outra ferramenta que pode ser de grande ajuda: resumos de matérias. Confira nossos seis passos para aprender mais com eles.

4.      Mau desempenho

Se você conseguir implementar as três primeiras dicas deste post, este medo de ter um mau desempenho vai diminuir naturalmente. Porque a segurança de estar fazendo uma boa preparação vai ajudar a manter esse fantasma afastado. Para espantá-lo de vez, invista na sua autoconfiança. Neste outro post do Mindzup, você pode descobrir a importância de manter a sua autoestima alta e os caminhos para atingir esse objetivo.

5.      Ficar doente e faltar na prova

Bom, ninguém tem bola de cristal para adivinhar quando vai ficar doente. E como você estará sob estresse por um longo período, é bom tomar precauções para evitar um mal-estar no grande dia da prova:

  • Mantenha uma alimentação saudável – comer só trashfood e exagerar nos energéticos e bebidas com cafeína vão lhe cobrar uma conta, cedo ou tarde, na forma de alguma doença. Prefira beber água, muita água, todos os dias. E faça refeições balanceadas para se manter saudável. Especialmente nos dias que antecedem a prova.
  • Pratique esportes – Você não tem horas para perder na academia, mas precisa manter o corpo saudável, nem que seja com apenas 30 minutos de uma caminhada leve para se exercitar, 3 vezes por semana.
  • Durma à noite – Nosso organismo precisa de boas noites com 7 a 8 horas de sono. Evite virar as noites sobre os livros. O seu rendimento vai ser melhor se você conseguir manter esse descanso. Ah, e durma a noite toda na véspera da prova.
  • Evite excessos – Divertir-se é importante. Ir ao cinema, ler um bom livro, assistir a filmes em casa, tudo isso vai ajudá-lo. Mas, se você não tem tempo nem para praticar esportes ou para dormir direito, melhor economizar suas preciosas horas mantendo-se longe das baladas exageradas. Reserve a jaca para enviar o seu pé depois de ter passado no Vestibular, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu