Guia de sobrevivência na hora do Vestibular

Saiba o que você pode – e o que não deve – fazer durante a prova

Via de regra, a prova dos vestibulares pelo Brasil são, por si só, extenuantes e extremamente difíceis. Afinal, elas costumam durar de 4 a 6 horas, tempo em que o seu cérebro trabalha intensamente para responder às questões. Tudo o que você NÃO quer num momento desses é cometer um deslize que possa provocar desconforto e ansiedade durante a prova, ou pior ainda, levá-lo a ser eliminado de forma sumária do exame.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas básicas sobre o que você pode e o que não deve fazer durante o exame.

Sim, você pode…

  • Chegar mais cedo. Não há qualquer regra que proíba os candidatos de chegarem mais cedo, o que evita afobação e ansiedade.
  • Levar um lanchinho. É até recomendável, para evitar que o ronco do seu estômago atrapalhe o raciocínio durante aquela questão de Álgebra.
  • Ir ao banheiro, desde que você levante a mão e permaneça sentando até que o fiscal venha até a sua carteira para acompanhá-lo até a porta, de onde outro fiscal vai acompanhá-lo até o seu destino.
  • Carregar uma garrafa de água, para não passar sede durante a prova, ou ter de pedir para sair muitas vezes.
  • Começar pelas questões mais fáceis. É uma forma de aquecimento e você ganha confiança à medida que vai se acostumando ao estilão da prova.

Não, jamas faça isso…

  • Levar o celular. Todos os eletrônicos são proibidos nos locais de prova. Se você chegar lá com o seu smartphone, será barrado. E se não tiver com quem deixá-lo, vai ter de escolher entre a prova e o celular.
  • Vestir-se de forma inadequada. Desconforto térmico, seja passando frio, seja passando calor, tendem a tirar a sua concentração. Cheque a previsão do tempo, as temperaturas máxima e mínima para o dia, e tente usar roupas confortáveis e adequadas.
  • Empanturrar-se de comida. Ok, ninguém quer que você passe fome durante a prova. Mas comida em excesso, ou calórica demais, vai atrapalhar o seu desempenho. Seu organismo entrará em estado letárgico, você vai ficar com sono e seu rendimento na prova piora.
  • Esquecer seu documento. Nem precisamos explicar o por quê, certo? Sem um documento original com fotografia você será impedido de entrar no local da prova.
  • Chegar sem caneta. Aliás, leve duas canetas, para o caso de uma falhar. 
  • Ficar agarrado a uma questão cuja resposta você não sabe. Concentre sua energia nas respostas que você sabe. Em seguida, passe para aquelas que vão lhe exigir mais esforço, mas cujas respostas você também é capaz de alcançar. Depois de ter resolvido todas essas, se ainda houver tempo, você pode se dedicar às perguntas que você não sabe nem por onde começar a responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu