E aí, vai prestar o que? Já escolheu a faculdade?
Em primeiro lugar, não deixe para a última hora! E garanta sua vaga na faculdade! Já estão abertas as inscrições do Enem 2018! Até 18 de maio.
?Veja aqui como se inscrever!?

Em segundo, quem nunca sentiu um misto de empolgação, ansiedade e medo ao ouvir a pergunta: “o que você quer ser quando crescer?” ou ainda: “e aí, vai prestar o que?”, “já escolheu a faculdade?”.
Mesmo dando o seu máximo neste ano para não deixar pendências, precisamos ainda pensar na carreira que você quer seguir. Além de já estar gerenciando as expectativas da família, tentando cultivar os amigos e aprendendo a lidar com a paixão e novos relacionamentos. Sei bem como você se sente!
“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”
Começar a pensar no que vai querer cursar na faculdade, construir uma carreira e “fazer aquilo para o resto da sua vida” traz à tona vários dilemas: é algo que você realmente gosta de fazer? Seus pais estão de acordo com essa decisão? Como está o mercado de trabalho nessa área? Vai precisar aperfeiçoar seus conhecimentos em inglês, por exemplo, para conseguir trabalhar na área? Vai pagar suas contas? Você vai trabalhar com amor e paixão? Esse trabalho tem um impacto social bacana? Tudo-junto-e-misturado!
A boa notícia é que o mercado atual é dinâmico e flexível para quem tem uma boa formação. Confira a seguir como organizar sua análise e ter critérios claros na hora da escolha.
“As matérias que eu gosto e a faculdade”
Muitos jovens acabam escolhendo a faculdade com base no que gostam de fazer na escola, por exemplo: “gosto de matemática e por isso vou estudar engenharia”; “como adoro biologia, vou prestar medicina”; “amo escrever, logo penso em ser jornalista”. No entanto, trabalhar nessas áreas pode ser bem diferente do que estudar sobre elas. É preciso ter cuidado com esse tipo de associação.
É válido usar a experiência que tem na escola para tentar entender de forma um pouco mais ampla suas aptidões, como por exemplo: você prefere trabalhar em grupo ou sozinho? Você tem facilidade ou pavor a números? Você gosta de propor coisas novas ou prefere fazer um trabalho sobre um tema conhecido? Qualquer associação mais específica que essas, como “escrever = jornalismo”, pode acabar enviesando a sua decisão.
Liberte-se desses esteriótipos e entenda nas próximas semanas, como você pode tornar sua escolha mais consciente.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ou entre em contato pelo nosso chat AJUDA.