Por que tanta gente bomba no vestibular?

Esse é um dos maiores medos de quem está estudando para os testes de admissão na universidade. Afinal, reprovar no vestibular depois de tanta preparação representará, certamente, mais um ano de calvário, dormindo e acordando sobre os livros.

Mas afinal, por tanta gente bomba no vestibular, depois de estudar com tanto empenho ao longo do ano?

Se bastasse estudar para garantir a aprovação, o vestibular não seria uma das etapas mais difíceis da vida de todo jovem.

Confira a seguir as principais razões que levam, mesmo quem se matou de estudar, a tomar bomba no vestibular.

Pressão de todos os lados

Você tem estudado o suficiente? Vai dar tempo de ver tudo? Tem matéria atrasada? Você não pode falhar, hein? A famîlia não aguentará pagar mais um ano de cursinho… Se não bastasse a enorme carga de trabalho que você tem pela frente, ainda precisa suportar cobranças de todas os lados. A família te cobra, os amigos questionam, você mesmo se cobra demais sobre o seu desempenho. E quando chega a hora da prova, toda essa pressão acumulada gera uma crise de ansiedade e você não consegue se concentrar e render tudo o que pode.

Confira nossas dicas para resolver esse problema. E descubra como o método metacognitivo do Espelho, do Programa MenteInovadora, pode ajudá-lo.

Indecisão sobre a carreira escolhida

A pressão pela escolha de uma profissão começa cada vez mais cedo. Mas nem todo mundo está pronto, aos 17 ou 18 anos de idade, para decidir o que será pelo resto da vida. Por isso é comum que muitos vestibulandos prestem vestibular para três ou quatro carreiras diferentes. Essa indecisão, muitas vezes, desmotiva o candidato, diminui o rendimento e aumenta as chances de levar bomba no vestibular.

Quer algumas ideias sobre como decidir por uma carreira? Confira nossas dicas neste outro post do Mindzup.

Fatores emocionais

Tanta cobrança e tanto estresse, aliados a questões emocionais que naturalmente surgem nessa fase conturbada da vida chamada adolescência, podem levar a desequilíbrios psicológicos. Em casos mais graves, jovens podem vir a sofrer de depressão e precisam de ajuda médica especializada. O mais comum, porém, é partir para o abuso de substâncias legais e ilegais. Excesso de chocolate, de comida calórica e de bebidas energéticas são muito comuns. E em casos mais graves, alguns jovens derrapam para o uso de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes. Tudo isso vai cobrar um preço no seu desempenho no vestibular.

Quer algumas dicas para tirar a ansiedade do seu caminho usando Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora? Confira neste outro post do Mindzup.

Falta de concentração

Esse problema, em geral, se manifesta ainda na fase de estudos, quando tudo parece mais interessante do que o conteúdo da matéria sobre o qual você deveria estar debruçado. Para evitar a dispersão é preciso ser disciplinado, elaborar uma rotina de estudos com cronograma, e evitar as 10 maiores tentações que se esforçam por roubar a atenção de quem está empenhado em evitar a bomba no vestibular.

Está preparado? Escreva abaixo e conte-nos suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu