Vale tentar o vestibular seriado?

Com provas ao longo do Ensino Médio, candidato aumenta as chances de ingresso na universidade

Vestibular é sempre sinônimo de ansiedade e estresse para quem está terminando o Ensino Médio. Afinal, numa única prova você terá de mobilizar todos os conhecimentos acumulados ao longo dos últimos três anos! É, definitivamente, um dos momentos mais decisivos na vida de todos nós.

Mas não precisa ser assim!

Algumas universidades oferecem, já faz algum tempo, alternativas que evitam todo esse estresse numa única prova.

Os sistemas alternativos de ingresso incluem o uso da nota do Enem como apoio do vestibular, ou via Sisu, e também uma modalidade de avaliação que verifica o progresso do aluno ao longo de todo o Ensino Médio.

É o chamado vestibular seriado.

Como funciona isso?

Nesse modelo, o aluno se inscreve já no primeiro ano do Ensino Médio e é submetido a três provas, uma para cada ano que terminou de cursar.

O formato da prova e as questões nela contidas variam de acordo com a instituição, bem como o número de vagas oferecidas para os candidatos dessa modalidade.

 A média das três notas será utilizada para determinar se ele pode ou não ingressar na universidade. E não é preciso escolher a carreira já no primeiro ano. Você pode deixar essa definição para o final do processo.

Chamado por muitos nomes diferentes (confira aqui as várias possibilidades), o vestibular seriado pode ser uma excelente opção para ampliar as chances de entrada na universidade. Ele é oferecido em pelo menos 18 instituições, entre públicas e privadas.

Confira aqui algumas universidades que oferecem essa modalidade. E não deixe de pesquisar as modalidades de ingresso oferecidas pelas instituições nas quais você pretende se candidatar.

Não achou sua universidade na lista?

Independentemente da modalidade, você vai ter de continuar estudando bastante. Consulte algumas de nossas dicas de estudos para, ao mesmo tempo em que evita a ansiedade, melhorar o seu rendimento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu